Fumagali Escritório de Contabilidade
Área do cliente

Seja Bem-Vindo ao nosso site.

São Miguel do Oeste - SC. 18 de Abril de 2024

Nova Área do Cliente

30/08/2013  SUA CONTABILIDADE É SEU GUIA!


uso sua empresa faz das informações contábeis que são geradas após contabilizadas as operações de compras, vendas, devoluções, recebimentos, pagamentos, provisões, oriundas dos diversos setores no negócio?
A contabilidade tem contribuído para a gestão financeira, apresentando fluxos de caixas diários e projetados com base nas previsões de recebimento, pagamentos, vendas etc, ajudando a controlar o capital de giro; e permitindo a empresa se organizar melhor para não precisar recorrer constantemente, ao capital de terceiros de emergência, que são onerosos e abocanham boa parte do lucro gerado pelas vendas?
E na gestão de compras de produtos? A contabilidade tem fornecido informações sobre giro de estoques, produtos com maior rotatividade e maior margem de contribuição, auxiliando para redução de volumes desnecessários de estoques e liberando recursos para capital de giro?
E na formação de preço dos produtos ou serviços? Tem sido a contabilidade utilizada para controle de custos de aquisição e imputados dos produtos, tornando-se fonte de informação fidedigna para alimentar os sistemas de gestão empresarial?
Se sua empresa não tem na contabilidade uma aliada para gerar informações e contribuir para o processo decisório da empresa, provavelmente ela está servindo apenas para "cumprir tabela", ou seja, atender a exigência legal de elaborar as demonstrações contábeis ao final do exercício social e enviar ao fisco junto com a Declaração do IRPJ.
Talvez a área contábil, ou mesmo o escritório contábil terceirizado, trabalhe controlando toda a sua área fiscal e tributária, calculando os impostos, enviando obrigações acessórias, emitindo certidões, enviando Speds e tudo o que se relaciona ao parafernália imposta aos contribuintes.
Mas qual o real valor que sua empresa dá a esses serviços fiscais? São essenciais para o crescimento e manutenção do seu negócio ou são dispensáveis e, se pudesse, na primeira oportunidade deixaria de pagar por esse "custo"?
Dedicar mais tempo e atenção às áreas relacionadas a contabilidade são decisões inteligentes e, por que não dizer, econômicas.
As demandas fiscais/tributárias que estão sendo impostas às empresas por todas os entes tributantes tem tornado as atividades da área bastante intensas e com muitas mudanças.
É queixa recorrente dos profissionais contábeis, que trabalham com as informações fiscais das empresas, que os empresários de um modo geral ainda não estão cônscios da profundidade com que as mudanças estão ocorrendo e do impacto nos negócios, na rentabilidade e sobrevivência de suas empresas.
Cabe aqui alertar aos empresários sobre a necessidade de dar mais valor à contabilidade de suas empresas. Entenda-se por contabilidade todos os processos que envolvem o registro das operações, geração de informações gerenciais, processos fiscais, demonstrativos contábeis etc.
A contabilidade não se resume a cálculo de imposto e entrega de obrigações acessórias: ela é um instrumento de gestão fundamental e sem ela é provável que a empresa esteja perdendo dinheiro ou esteja com risco fiscal elevado sem que tenha conhecimento.
Guiar-se também pelas informações geradas pela contabilidade é receita de sustentabilidade do negócio.

Fumagali Escritório de Contabilidade Rua Helio Wassum, 89 - São Miguel do Oeste-SC
 http://www.escritoriofumagali.com.br
 Fone: (49) 36222710
Facebook